sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cancro do colo do útero

Ainda nesta palestra, iremos abordar o seguinte tema: O cancro do colo do útero.





Quais os sintomas deste tipo de cancro?

O cancro no útero surge, geralmente, depois da menopausa. No entanto, também pode ocorrer no início da menopausa. O sintoma mais comum de cancro no útero é uma perda de sangue vaginal anormal.

Outros sintomas são:

A perda de sangue ou corrimento vaginal anormal
Dificuldade ou dor ao urinar
Dor durante a relação sexual
Dor na zona pélvica







São diagnosticadas anualmente cerca de 500.000 cancros do colo do útero em todo o mundo e 250.000 mulheres morem por esta doença neste período de tempo (o equivalente a quase 685 mulheres por dia ou 30 por hora).

Na Europa, são anualmente diagnosticados cerca de 33.500 cancros do colo do útero e 15.000 mulheres morrem em consequência da doença por ano (o equivalente a 40 mulheres por dia e duas mulheres por hora).

Apesar do rastreio para a detecção numa fase inicial, o cancro do colo do útero permanece a segunda maior causa de morte (a seguir ao cancro da mama) entre mulheres jovens (idades compreendidas entre os 15 – 44), na Europa.

O cancro do colo o útero é causado exclusivamente pelo Papilomavírus Humano. Estima-se que aproximadamente 70% de pessoas sexualmente activas serão expostas ao Papilomavírus Humano num determinado momento das suas vidas, frequentemente na adolescência ou na fase de jovens adultos.

A vacina do cancro do colo do útero cobre os tipos de Papilomavírus Humanos que causam 75% dos casos de cancro do colo do útero.

Estudos aplicando modelos matemáticos nos EUA demonstraram recentemente que a vacinação contra o cancro do colo do útero pode prevenir até 91% destes cancros cujos vírus são cobertos pela vacina, dependendo da estratégia de vacinação. A primeira vacina contra o cancro do colo do útero foi aprovada nos EUA em Junho de 2006 e na União Europeia em Setembro de 2006. Até à data, foi aprovada em 55 países a nível mundial.

fonte: http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/1738/

Sem comentários:

Enviar um comentário