terça-feira, 20 de abril de 2010

Cancro da mama

Como trabalho final deste projecto, decidimos organizar uma palestra com o seguinte tema: O cancro da mama.




O que é o cancro da mama?

O cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário. É muito mais frequente nas mulheres, mas pode atingir também os homens.


O cancro da mama apresenta-se, muitas vezes, como uma massa dura e irregular que, quando palpada, se diferencia do resto da mama pela sua consistência.



O cancro da mama é a forma de cancro mais comum na mulher e as taxas de incidência têm vindo a aumentar na segunda metade deste século. Calcula-se, portanto, que em cada 10 mulheres, uma delas irá desenvolver cancro da mama, ao longo da sua vida.

"Se a doença for detectada e diagnosticada numa fase inicial, antes de se ter disseminado ou metastizado para outros tecidos para além da mama, a taxa de sobrevivência pode chegar aos 95%, durante pelo menos 5 anos".



Apesar dos avanços no diagnóstico e tratamento, o cancro da mama continua a ser a primeira causa de morte entre os 35 e os 55 anos e a segunda entre as mulheres de todas as idades. Na Europa, quase todas as mortes por cancro são devidas ao cancro da mama.

"Com a investigação contínua nesta área, está actualmente provado que os cancros da mama não são todos iguais, mesmo do ponto de vista da sua biologia molecular. Consoante as suas características específicas, assim está associado o melhor ou pior diagnóstico".




Deixamos os seguintes link's com informações úteis para um melhor conhecimento desta doença:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/cancro/cancro+mama.htm

http://www.manualmerck.net/?id=264&cn=1691.htm


Sem comentários:

Enviar um comentário